Missão

Clube

Presidentes

Modalidades

Videos

Imagens




Vamos abreviar a história do Benfica! Sacrilégio dirão alguns, mas neste mundo super-sónico há que tomar atalhos.

O Sport Lisboa e Benfica foi fundado a 28 de Fevereiro de 1904, com o nome de Sport Lisboa. Depois de um treino matinal, nuns terrenos em Belém, realizou-se, da parte da tarde, uma reunião na vizinha Farmácia Franco, na qual estiveram presentes 24 elementos, entre os quais os dez do treino da manhã. São considerados os fundadores do Clube.

A ideia da formação de um clube foi sendo criada nos meses anteriores pela junção de dois grupos de elementos que habitualmente treinavam e jogavam em Belém: o grupo dos Catataus, os irmãos Rosa Rodrigues, moradores no prédio da Farmácia Franco, a que se juntaram Manuel Gourlade e Daniel dos Santos Brito, empregados da farmácia; e a Associação do Bem, formada por ex-casapianos que se juntaram para jogar futebol. Em 13 de Dezembro de 1903, o grupo dos Catataus, reforçado por alguns elementos da Associação do Bem, conseguiu uma inesperada vitória (1-0) num jogo-desforra frente ao Grupo dos Pinto Basto (mais tarde CIF ou Internacional).

No almoço que se seguiu, no Café do Gonçalves, os elementos vitoriosos celebraram o triunfo e houve quem sugerisse a criação de uma nova equipa, tornando efectiva a ligação então estabelecida. Ao longo de dois meses e meio, a ideia foi criando raízes, foram-se definindo os símbolos do clube (nome, cores, emblema) e marcou-se para 28 de Fevereiro de 1904 a data da reunião que marcaria o nascimento daquele que viria a ser o Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

Na manhã desse dia 28 de Fevereiro, realizou-se um treino, entre as 11 e as 12.30 horas, nos terrenos da CP entre a linha férrea Cais do Sodré-Cascais e as traseiras da casa de praia do Duque de Loulé. Como habitualmente a seguir aos treinos, a malta reuniu-se para almoçar em Belém, após o que se dirigiram para a Farmácia Franco, na Rua de Belém, número 20, para a reunião decisiva.

Segundo a lista da reunião (imagem ao lado - cliquem para aumentar) são fundadores do Clube, para além dos dez elementos presentes no treino matinal, os seguintes: António Rosa Rodrigues, Cândido Rosa Rodrigues, José Rosa Rodrigues, Daniel Brito, Eduardo Corga, Henrique Teixeira, Carlos França, Abílio Meirelles, Amadeu Rocha Manuel Gourlade, António Severino, Francisco Calisto, Francisco dos Reis Gonçalves, João Gomes, João Goulão, Joaquim Almeida, Joaquim Ribeiro, Jorge Augusto Sousa, Jorge da Costa Afra, José Linhares, Manuel França, Raul Empis, Virgílio Cunha e Cosme Damião, o elemento que viria a tornar-se o principal dirigente das primeiras décadas da vida do novo Clube. Estes elementos escolheram entre eles, nessa histórica reunião, José Rosa Rodrigues como presidente, Daniel Brito como secretário e Manuel Gourlade como tesoureiro.














Voltar
Este Portal está optimizado para Mozilla Firefox Faça download aqui